sábado, 7 de abril de 2012

Matéria Dez Especial : Que balanço você faz do Verão de Porto Seguro?

Por: Kássia Luana

Empresários de Porto Seguro falaram a reportagem do Jornal DezColado sobre o movimento nas suas empresas durante a chamada alta temporada. Alguns identificaram uma queda de até 40% no movimento. O setor de vestuário e alimentação foram os que mais sentiram esta queda. E com a palavra: os empresários! Confira!
Comerciantes de Porto Seguro falam sobre o movimento nesta alta temporada 

Cláudia Oliveira, conhecida como Cacau, empresária do setor alimentício.
“Neste Verão tivemos uma queda de 40% em relação ao ano passado. Mas, como tenho os clientes da cidade isso me ajudou muito”, afirma. Ela atribui à queda a greve dos policias e a crise mundial.  Apesar disso, a empresária se diz otimista para este ano. “Sei que este ano vai ser bem melhor. Irei mudar um pouco meu jeito de trabalhar e fazer investimentos para atender ainda melhor os meus clientes”, complementa.

A empresária Cláudia Oliveira se diz otimista para este ano.
Márcia da Silva, proprietária de uma empresa de biquínis e afins
“Esse verão foi marcado por muito trabalho e produtividade. Melhor do que os últimos seis anos. Para o nosso segmento não houve interferência negativa nenhuma”, revela Márcia. Ainda segundo ela, “a queda em alguns setores se deve a falta de inovação por parte do empreendedor local, que não investe em melhorias no atendimento ao cliente, principal queixa dos turistas”.
“Falta também incentivo político para o turismo e infra-estrutura da cidade, que não adéquam a pessoas com necessidades especiais, como por exemplo, o turismo da melhor idade”, complementa. As expectativas para este ano continuam sendo as melhores. “Acreditamos que 2012 será um ano de crescimento acelerado, devido nossa economia estar em ascendência”, Márcia.

Taíssa Meneses, empresária do setor de vestuário
“Este verão foi meio devagar. A salvação foi o fato de termos clientes certas que já compram na loja e sabem o estilo e o bom gosto do estabelecimento. Mas com relação aos turistas, o movimento foi muito pouco mesmo. Por isso a loja entrou em promoção antes do carnaval e permaneceu até meados de abril, quando chega a coleção outono/inverno”, revela.
Segundo Taíssa, a greve da Polícia Militar interferiu bastante na queda do turismo na cidade neste período.  Para a empresária, fica a esperança de que os próximos meses de 2012 sejam melhores. “Devido a alguns eventos junto com a CDL, que por sinal está fazendo um evento mês que vem junto com alguns empresários de hotéis, as expectativas são as melhores. A minha loja estará participando desse evento, enfeitando a loja com as cores do Brasil e dando também muitos descontos. Mas, para o Verão, espero que seja melhor”, relata.
Taissa Menezes afirma que o verão não foi o esperado
Marcelo Rodrigues, Proprietário de uma empresa de dedetização em Porto Seguro.
Segundo Marcelo, o Verão para a sua empresa foi muito bom. “Graças a Deus não podemos reclamar. A nossa empresa se torna cada vez mais conhecida”. Quanto à queda em outros ramos comerciais, o empresário atribui à mudança do perfil do turista que chega a cidade. “Acho que a queda nesses setores é devido a mudança do público que vem a Porto Seguro. Creio que os setores têm que encontrar outra forma para agradá-los e encantá-los”, afirma.
“A expectativa para 2012 é de crescimento. O país está indo de vento em polpa, se tudo der certo e nossos governantes fizerem a lição de casa direitinho, será bom para todos nós”, comenta o empresário com otimismo.
                         Marcelo Rodrigues acredita que houveram mudanças no perfil do turista que chega a cidade.


Carla Mattiello, gestora de um Hostel em Arraial D’ajuda
“Trabalhamos com lotação completa do final de dezembro até agora... E estamos com muitas reservas até o final da Semana Santa. Isso se deve a parceria com os sites de reservas da Hostelling International e com os roteiros de hostels parceiros como Salvador, Itacaré e Praia do Forte”, revela. Segundo Carla, as parcerias foram a solução encontrada pela empresa para fazer mais sucesso. “Parcerias foram nossa grande aposta já que não percebemos nenhum movimento em prol do turismo nos distritos de Porto Seguro, optamos por iniciativas privadas, divulgação própria e associações com outros destinos”, complementa.
Com relação ao fato de muitos empresários da cidade estarem se queixando dos números deste verão, Carla afirma que isso se deve a “absoluta omissão da atual gestão municipal”. Segundo ela, “os distritos Arraial, Trancoso e Caraíva foram esquecidos. As empresas aéreas dedicaram seus vôos a grandes operadoras que monopolizam o turismo do município. Quem não está vinculado a essa operadora dificilmente poderá sobreviver. Nosso caso é diferente, pois nosso público vem de mochila e pertencemos a uma rede séria de mais de 5 mil albergues no mundo. Igualmente nunca recebemos nenhum incentivo ou apoio da atual gestão. O Arraial ficou sem réveillon, sem carnaval... sem saúde, sem segurança... Enfim, o descaso das autoridades locais”.

Átila Marinho, DJ
“Toda temporada de férias sempre é boa para nós que trabalhamos com música. Porém, é diferente do período de Junho e Julho. Os meses de Dezembro, Janeiro e Fevereiro sempre são melhores. Particularmente gosto muito quando chega esse período para trabalho!”, relata. Segundo o DJ, no réveillon ele percebeu uma queda grande no movimento da cidade. “Percebi que o ano de 2010 foi melhor. Porém no carnaval, na minha opinião, este movimento melhorou e não deixo nada a desejar em relação ao ano passado”, afirma. Também para Átila, as expectativas para o seu trabalho em 2012 são as melhores.
O DJ Átila Marinho diz que no seu setor o movimento sempre aumenta na alta temporada.

 Willian Cabral, empresário no setor de beleza
“Sempre nesta época há uma circulação maior de clientes. Tanto de moradores, quanto de turistas. Mas este ano o movimento foi inferior ao ano passado. Acredito que isso talvez se deva a falta de investimento na área turística e negligencia nas apresentações antecipadas das programações de eventos públicos, como por exemplo, a programação de carnaval (que foi deixada para ultima hora). Digamos que houve certo abandono do poder público em relação à cidade”, afirma.
Outro fato que contribuiu para esta queda, ainda segundo o empresário, foi a greve da PM e o crescimento do tráfico de drogas na cidade. Para 2012 as expectativas continuam sendo as melhores. “Sempre acabamos tendo boas expectativas por sermos comerciantes. Mas se formos olhar em relação ao ano passado, talvez possamos acreditar que a baixa temporada também será pior, assim como foi o verão. Sendo assim, teremos que apertar os cintos e nos preparar”, conclui.

Ailan Nascimento, empresário do setor de produtos gráficos
“Nosso 1º verão atendeu às nossas expectativas, foi dentro do que tínhamos planejado. Porém, acredito que poderia ser um pouco melhor, o que atribuo a falta de uma grande atração no carnaval. Mas ficamos muito felizes em ter alcançado nossos objetivos”, Ailan.
Segundo o empresário, ele ouviu “muitas reclamações da classe empresarial em relação a programação do carnaval e muitos evitaram gastar mais por medo do turista não aparecer. Mas no final ficaram satisfeitos. 2012 é um ano muito promissor para meu setor, por ser ano político, onde temos nosso maior volume de vendas nesse período”, afirma.
O empresário Ailan Nascimento comemora os resultados do Verão.
 Paul Groenland, proprietário de um restaurante em Arraial d’Ajuda.
“O movimento neste verão foi muito bom! Colocamos música ao vivo todos os dias, realizamos festas... a expectativa para 2012 é de muito crescimento”, afirma o empresário.
                                    
O casal de empresário Paul Groenland e Viviani Tomé felizes com os investimentos que fizeram no restaurante.


Eidi Carlos Nomura, empresário do ramo alimentício
“O verão (alta temporada) em Porto Seguro, vêm sendo foco em destino de turismo mais barato do Brasil; atraindo turistas nada atraentes economicamente aos comerciantes desta cidade. Neste ponto de vista, solidifico o atendimento à "moradores" para não ficar dependente da sazonalidade de temporada ou intempestividades como a greve de polícia, surto de meningite, violência, etc”, afirma o conhecido empresário.
“A questão não está na quantidade de turistas e sim na qualidade. Quem tem condições de fomentar o turismo, não vai querer competir metro quadrado de praia com ....”, complementa.


                                           
Eidi Carlos, empresário do ramo alimentício, afirma que houveram grandes mudanças no turismo de Porto 


Qual è il bilancio dell’estate di Porto Seguro secondo te?

Di: Kássia Luana

Gli operatori commerciali hanno  parlato al Jornal DezColado  in merito al movimento nelle proprie imprese durante l’alta stagione. Alcuni hanno verificato una caduta del giro di affari del 40%. I settori abbigliamento e alimentazione sono quelli che hanno risentito di più della caduta. La parola agli imprenditori!

Cláudia Oliveira, conosciuta come Cacau, impresaria nel settore alimentazione.
“In questa estate abbiamo avuto un diminuzione del 40% rispetto all’anno passato. Ma, dato che ho clienti locali, questo mi ha aiutato molto” .Secondo lei la contrazione del giro di affari è dovuta allo sciopero della polizia e alla crisi mondiale. Malgrado ciò, si dice ottimista per questo anno. “ So che questo anno sarà migliore. Cambierò un po’ il mio modo di lavorare e farò investimenti per accogliere ancora meglio i miei clienti”  
Márcia da Silva, proprietaria di una ditta di bikini e affini
“Questa estate è stata molto produttiva. La migliore degli ultimi sei anni. Nel nostro segmento non c’è stata alcuna interferenza negativa. La crisi di alcuni settori è dovuta alla mancanza di innovazione da parte degli imprenditori locali, che non investono in miglioramenti per l’accoglienza  ai turisti, principale reclamo da parte dei turisti. Mancano anche incentivi politici al turismo e alle infrastrutture della città, che non  si adeguano alle necessità particolari. Le aspettative per questo anno continuano ad essere buone. Siamo certi che il 2012  sarà un anno di crescita accelerata, dato che la nostra economia è in crescendo”.

Taíssa Meneses, del settore abbigliamento
“ Questa estate è stata un po’ lenta. La salvezza è stata avere una clientela affezionata che già comprava nel negozio e conosce  il nostro stile e buon gusto. Ma in relazione ai turisti , il movimento è stato davvero poco. Per questo che il negozio ha iniziato i saldi prima di carnevale e continuerà fino ad aprile, quando arriva la collezione autunno/inverno” .
Secondo Taíssa, lo sciopero della polizia militare ha interferito nella caduta del turismo in città in questo periodo. La speranza è che i prossimi mesi del 2012 sano migliori.  “Grazie ad alcuni eventi insieme al CDL, che tra l’altro sta realizzando un evento il mese prossimo insieme a impresari del settore alberghiero, le aspettative sono le migliori. Il mio negozio parteciperà a questo evento, abbellendo il locale con i colori del Brasile e offrendo molti sconti. Ma, per l’estate prossima, spero che migliori”.

Marcelo Rodrigues, proprietario di una ditta di disinfestazione a Porto Seguro
Secondo  Marcelo, l’estate per la sua impresa è stata ottima. “Grazie a Dio non possiamo lamentarci. La nostra impresa diventa sempre più conosciuta”. Per ciò che riguarda la caduta negli altri settori commerciali, l’imprenditore attribuisce il calo al mutato profilo del turista che arriva in città. “Credo che  il calo in questi settori sia dovuto al mutato tipo di turisti che arriva in città. Le attività commerciali dovrebbero trovare un’altra forma di attirare e  aggraziarsi i  turisti”.
“Le aspettative per il 2012 sono di ulteriore crescita. Il paese  sta andando col vento in poppa, se tutto va bene e i nostri governanti hanno fatto  il compito per bene, sarà un ottimo per tutti noi” commenta con ottimismo Marcelo.

Carla Mattiello, gestore di um Hostel a  Arraial D’ajuda
“Abbiamo avuto il tutto esaurito dalla fine di dicembre fino ad ora...e abbiamo molte prenotazioni fino alla settimana santa. Questo è dovuto al partenariato con i siti di prenotazione della Hostelling International e con gli itinerari degli hostel partner  di Salvador, Itacaré e Praia do Forte”. Secondo Carla  le collaborazioni  sono state le soluzioni scelte dall’impresa per avere più successo.  “Le associazioni sono state la nostra grande scommessa. Dato che non abbiamo percepito nessun movimento a favore del turismo nei distretti di Porto Seguro, abbiamo optato per l’iniziativa privata, divulgazione in proprio e associazione con altre destinazioni”.
In relazione alle lamentele  di molti imprenditori relative ai numeri di questa estate, Carla afferma che  tutto si deve “ all’assoluta omissione dell’attuale gestione comunale”. Secondo Carla,” i distretti di Arraial d’Ajuda, Trancoso e Caraiva sono stati dimenticati. Le imprese aeree dedicano i loro voli ai grandi operatori che monopolizzano il turismo del municipio. Chi non è vincolato a questi operatori difficilmente potrà sopravvivere. Il nostro caso è diverso poiché i nostri clienti viaggiano con lo zaino e noi apparteniamo ad una rete seria di oltre 5 mila alberghi nel mondo. Inoltre non abbiamo ricevuto nessun incentivo o appoggio dall’attuale gestione. Arraial è rimasta senza revellion e senza carnevale, senxa salute e senza sicurezza pubblica …Alla fin fine, il disprezzo delle autorità locali”.

Paul Groenland, proprietario di un ristorante a  Arraial d’Ajuda.
“Il movimento di questa estate è stato ottimo! Abbiamo offerto musica dal vivo tutti i giorni , realizzato feste… l’ aspettativa per il 2012  è di grande crescita” dice l’imprenditore.

Eidi Carlos Nomura, impresario nel ramo alimentare
“L’estate( alta stagione) a Porto Seguro, sta diventando il punto focale del turismo più economico del Brasile; attraendo turisti per niente attraenti economicamente per i commercianti della città. Per questo consolido la mia attenzione verso i residenti per non essere dipendente dalla stagionalità o imprevisti come lo sciopero della polizia, irruzione di meningite, violenza, etc.” afferma il noto impresario.
“Il problema non è nella quantità   ma nella qualità dei turisti. Ha i mezzi per stimolare il turismo non vuole disputarsi metri quadrati di spiaggia con…” aggiunge.

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