terça-feira, 25 de outubro de 2011

Pilates para todos

      fisioterapeuta e coordenador da clínica VIBE Pilates Wellness, Rafael Tenório Pireda, orientando Tatiana na prática do pilates

O que é Pilates
O método Pilates foi desenvolvido pelo alemão Joseph Humbertus Pilates, chamado originalmente “contrologia”, e visa o controle do corpo e da mente através do movimento. Esta técnica de condicionamento físico tem 6 princípios básicos: concentração, controle, centro de força, movimento fluido, precisão e respiração.
Os exercícios são profundamente alicerçados na anatomia humana tendo dentre outros objetivos tonificar, definir e alongar a musculatura, promovendo flexibilidade, condicionamento físico e mental, correção postural, consciência corporal e respiratória, além de aliviar dores musculares, stress e prevenir lesões. “Em dez sessões você sente a diferença, em vinte sessões se vê as diferenças e em trinta sessões seu corpo está modificado”, afirmou Joseph Pilates
Um pouco mais da história do Pilates
Joseph Humbertus Pilates nasceu em 1880, na Alemanha. Diante de uma infância comprometida por problemas de saúde (raquitismo, febre reumática e asma) era determinado a superar suas limitações se tornando assim mais forte fisicamente. Ele, então, estudou fisiologia, anatomia e exercícios de condicionamento físico, ocidentais e orientais. Praticou, durante a juventude, musculação, boxe, mergulho e esqui. Em 1912, trabalhava na Inglaterra como lutador de boxe e ministrava aulas de defesa pessoal para a polícia civil inglesa.
Dois anos depois, durante a I Guerra Mundial, ficou recluso em uma ilha da Inglaterra onde trabalhou como enfermeiro atendendo exilados e mutilados. Nesse hospital desenvolveu exercícios para manter a si e aos seus companheiros saudáveis, iniciando assim a utilização de molas, dentre outros artefatos, na execução dos exercícios para fortalecer os enfermos que permaneciam acamados. Sua técnica recebeu o merecido crédito ao se notar que nenhum dos internos que praticavam seu método de fortalecimento foram acometidos pelo vírus da influenza que matou milhares de pessoas em 1918.
Anos mais tarde ele se mudou para Nova Iorque, onde fundou seu primeiro estúdio. Pilates faleceu em 1967, aos 87 anos. Mas seu método segue vivo e atualizado promovendo não só condicionamento físico para indivíduos saudáveis, mas reabilitando também praticantes acometidos por diversas patologias. “Se aos 30 anos você está sem flexibilidade e fora de forma, você é um velho. Se aos 60 anos você é flexível e forte, você é um jovem.” Joseph Pilates.

Quem pode praticar
O Pilates é uma atividade praticada de forma individual ou em pequenos grupos (máximo 3 alunos), sempre supervisionada por um professor. Sendo assim, as aulas podem ser direcionadas e adaptadas as necessidades individuais de cada aluno e para que o instrutor observe a qualidade dos movimentos de cada praticante. Podendo ser realizado e gerar benefícios tanto ao sedentário e indivíduos em fase de reabilitação, quanto aos atletas, adolescentes, gestantes e idosos. Sendo ainda indicado como método de condicionamento e prevenção de lesões para todos.
Os idosos ganham maior equilíbrio, flexibilidade e percepção dos movimentos, além de fortalecimento muscular e alívio da dor
Benefícios
Muitos são os benefícios da pratica desses exercícios dentre eles: Estimular a circulação, melhorar o condicionamento físico geral, a flexibilidade, a amplitude muscular e o alinhamento postural adequado, promover melhoras nos níveis de consciência corporal e melhorar a coordenação motora. Além desses benefícios globais podemos citar outros relacionados a cada grupo especifico.
Gestante - O corpo durante a gestação muda rapidamente, causando desconfortos, dores e má postura. Mas tudo isso pode ser amenizado desde que não haja contra indicação médica. As grávidas podem começar o exercício logo depois do terceiro mês de gestação, caso já não sejam praticantes do método.
         A modalidade alonga e fortalece a musculatura, em especial o abdômen, assoalho pélvico e parte inferior das costas, considerada o centro de força do corpo e responsável pela sustentação da coluna vertebral.      Além de ganhar condicionamento físico, bem-estar e controlar o peso, a gestante que faz Pilates ainda tem um ganho extra: um abdômen mais forte vai facilitar o trabalho e a recuperação do parto.
         Idosos – Também são muitos os benefícios proporcionados aos idosos como maior equilíbrio, flexibilidade e percepção dos movimentos, fortalecimento muscular e alívio da dor. A grande vantagem está na melhora da auto-estima do praticante, uma vez que ele consegue realizar uma série de exercícios físicos que até então não se julgava capaz. Sendo o aumento do equilíbrio corporal também um grande avanço, já que o idoso tem seu equilíbrio comprometido devido à idade. E as quedas trazem diversas conseqüências, sendo uma das maiores causas mortis de indivíduos com mais de 70 anos.
         Peso – A prática do Pilates ajuda a manter um peso corporal normal ou, quando combinado a uma redução moderada de ingestão de calorias e acompanhada por um nutricionista, permite a redução de peso. Os exercícios do Pilates queimam calorias, criando massa muscular magra e ajudando a aumentar o potencial de queima de calorias. Além de promover alinhamento postural que já faz a pessoa sentir-se mais esguia e magra. Em determinados casos, se faz necessário associar exercícios aeróbicos, tais como a caminhada.
         Cardiopatas e derrame cerebral - As atividades físicas podem diminuir pela metade o risco de doenças cardíacas ou de um derrame cerebral. Exercitar-se ajuda a reduzir o risco destas doenças vasculares porque diminui a pressão sanguínea e a freqüência cardíaca em repouso, aumenta o nível de proteção do colesterol HDL, o “bom” colesterol, reduz o risco de coágulos sanguíneos, diabetes e aumento de peso. As pessoas que mantém um estilo de vida ativo tendem a permanecer saudáveis
         Tendo as patologias já instaladas, o trabalho com esta população deve ser feito por uma equipe multidisciplinar (médicos, educadores físicos, fisioterapeutas, nutricionistas e etc.). Sendo importante, antes de iniciarmos a prática do exercício, um bom exame clínico para sabermos exatamente qual a condição que o nosso aluno (a) apresenta e podermos determinar qual a fase de reabilitação ele está e o que influenciará na intensidade dos exercícios.
         As recomendações para indivíduos cardiopatas da American Heart Association e do American College of Sports Medicine, são a seguinte: Uma série de cada exercício, com número de repetições entre 10 a 15, realizando uma série de 8 a 10 exercícios de força, podendo ser complementada por alongamentos e mobilizações; evitar isometria prolongada; tendo uma freqüência semanal de duas a três vezes por semana; com uma intensidade de esforço de baixa para moderada.
Contra-indicações
         Na verdade o que existem são precauções, gestantes, cardiopatas e pessoas muito idosas formam um grupo que necessitam de uma autorização prévia do seu médico além de cuidados especiais na execução dos exercícios.

As dicas são do fisioterapeuta e coordenador da clínica VIBE Pilates Wellness, Rafael Tenório Pireda. A Vibe está localizada na Avenida dos Navegantes número 151, sala 18. Telefone (73) 3288-2481 begin_of_the_skype_highlighting            (73) 3288-2481      end_of_the_skype_highlighting.

Pilates per tutti
Che cosa è Pilates      
Il metodo Pilates venne sviluppato da pelo  Joseph Humbertus Pilates e venne chiamato originariamente  “contrologia”, e ha come finalità il controllo del corpo e della mente attaverso il movimento.Questa tecnica di allenamento ha quattro principi basilari: concentrazione,controllo,centro di forza,movimento fluido,precisione e respirazione. Gli esercizi sono basati sull’anatomia umana e hanno, tra gli altri obiettivi,lo scopo di tonificare,definire e allungare la muscolatura, favorendo la flessibilità,l’allenamento fisico e mentale, la correzione posturale,la coscienza corporale e respiratoria, oltre ad alleviare i dolori muscolari,lo stress e a prevenire lesioni
“ In dieci sessioni senti la differenza, in venti sessioni vedi la differenza e in trenta sessioni il tuo corpo è modificato” affermò Joseph Pilates.
Un po’ di notizie biografiche di Pilates.
Joseph Humbertus Pilates nacque nel 1880, in Germania.In conseguenza di una infanzia compromessa dai problemi di salute (rachitismo,febbre reumatica e asma) era determinato a superare le sue limitazioni diventando più forte fisicamente.Quindi studiò fisiologia,anatomia e esercizi di allenamento fisico occidentali e orientali.  Praticò, durante la gioventù, body-building,boxe,tuffi e sci. Nel 1912 lavorava in Inghilterra come pugile e dava lezioni di difesa personale alla polizia civile inglese.
Due anni dopo ,durante la prima guerra mondiale,riamse rinchiuso in una isola inglese dove lavorò come infermiere dando assistenza agli esiliati e ai mutilati.In questo ospedale sviluppò gli esercizi per mantenere se stesso e i suoi compagni in salute, cominciando  a usare le molle,tra gli altri attrezzi, nell’esecuzione degli esercizi per fortificare gli infermi che restavano a letto.La sua tecnica ebbe il meritato riconoscimento quando notarono che nessuno dei ricoverati che praticavano il suo metodo di rafforzamento fu attaccato dal virus dell’influenza che uccise migliaia di persone nel 1918.
Anni dopo Pilates  si trasferì a New York, dove fondò il suo primo studio. Pilates morì nel 1967 , a 87 anni. Ma il suo metodo continua vivo e attualizzato promuovendo non solo l’allenamento delle persone sane ,ma anche riabilitando persone sofferenti per varie patologie. “Se a 30 anni non hai flessilità e sei fuori forma,sei un vecchio.Se a 60 anni sei flessibile e forte,sei una persona giovane.” Joseph Pilates.
Chi può praticarlo
Pilates è una attività praticata in forma individuale o in piccoli gruppi ( massimo 3 alunni) sempre sotto la supervisione di un insegnante. Così le lezioni possono essere indirizzate  e adattate alle necessità individuali di ogni alunno e l’insegnante può osservare la qualità dei movimenti di ogni praticante.Può essere utilizzato e dare beneficio alle persone sedentarie come agli individui in fase di riabilitazione, agli atleti come agli adolescenti,gestanti e anziani.E’ inoltre indicato per tutti  come metodo di allenamento e prevenzione di lesioni muscolari
Benefici
Sono molti i benefici della pratica di questi esercizi,tra essi: stimolare la circolazione, migliorare le condizioni fisiche generali,la flessibilità,il tono muscolare e la postura, promuovere miglioramenti a livello di coscienza corporale e migliorare la coordinazione motoria. Oltre a questi benefici globali possiamo citarne altri in relazione a ogni specifico gruppo.
Gestanti Il corpo durante la gestazione cambia rapidamente,causando  sensazione di malessere, dolori e postura sbagliata.Ma tutto può essere alleviato a meno che non ci siano controidicazioni mediche. Le gestanti possono iniziare gli esercizi subito dopo il terzo mese di gravidanza,nel caso che non siano già praticanti 
         La pratica degli esercizi allunga e fortifica la muscolatura,specialmente quella addominale,la zona pelvica e la parte inferiore della schiena, considerata il centro della forza del corpo e responsabile per il sostenimento della colonna vertebrale.Oltre a guadagnare in tono fisico,benessere e controllare il peso,la gestante che pratica Pilates ha un beneficio extra: un addome più forte faciliterà il lavoro e il recupero post-partum.
         Anziani – Sono molti i benefici arrecati alle persone anziane: magiore equilibrio,rafforzamento muscolare e attenuazione del dolore. Il grande vantaggio sta nel miglioramento dell’auotstima del praticante, una volta che riesce a realizzare una serie di esercizi che fino ad allora giudicava di non riuscire a fare. Anche l’aumento dell’equilibrio è un grande vantaggio, dato che gli anziani tendono ad avere l’equilibrio compromesso a causa dell’età.Le cadute arrecano diverse conseguenze e sono una delle principali cause di morte delle persone con più di 70 anni.
         Peso – La pratica del Pilates aiuta a mantenere il normale peso corpoeo o, quando associato  a una riduzione moderata delle calorie ingerite  e al controllo di un nutrizionista , permette la riduzione del peso.Gli esercizi del metodo Pilates bruciano calorie creando massa magra e aiutano ad aumentare il metabolismo delle calorie. Oltrea a migliorare la postura  che già fa sentire la persona più magra e snella.In alcuni casi è necessario associare esercizi aerobici quali le camminate.
 
         Cardiopatie e emorragie cerebrali –L’attività fisica può diminuire fino alla metà il rischio di malattie cardiache o i casi di emorragia cerebrale.Allenarsi aiuta a ridurre il rischio di queste malattie vascolari perchè diminuisce la pressione sanguigna e la frequenza cardiaca a riposo,aumenta il livello di protezione del colesterolo HDL, il colesterolo buono, riduce il rischio di coagoli sanguigni,diabete e aumento di peso. Le persone che mantengono uno stile di vita attivo tendono a mantenersi in salute.
         Qualora queste patolgie fossero già in corso , il lavoro con queste persone deve essere eseguito  con l’ausilio di una equipe multidisciplinare ( medici, educatori fisici, fisioterapeuti, nutrizionisti etc.) .E’ quindi importante prima di iniziare gli esercizi,un buon esame clinico per sapere quali sono le condizioni  che presenta il praticante e poter determinare in quale fase di riabiltazione si trova e dovre andrà a influire con l’intaesità degli esercizi.
         Le raccomandazioni dell’American Heart Association e dell’american College of Sport Medicine per i cardiopatici  sono le seguenti: Una serie di ogni esercizio con ripetizioni da 10 a 15, da 8 a 10 esercizi per la forza,allungamenti e mobilizzazioni; evitare l’isometria prolungata; una frequenza di 2 o 3 sedute settimanali : con una intensità di sforzo da bassa a moderata.
Controindicazioni
         Per la verità esistono precauzioni. Gestanti,cardiopatici e persone molto anziane necessitano di una autorizzazione preventiva  del proprio medico oltre a attenzioni speciali durante l’esecuzione degli esercizi.
I suggerimenti sono del fisioterapeuta e coordinatore della clinica VIBE Pilates Wellness, Rafael Tenorio Pireda. La Vibe si trova nell’Avenida dos Navegantes,151-sala 18. Telefono (73) 3288-2481

Nenhum comentário:

Postar um comentário