Culinária
Com o professor Luciano Muradas
Olá leitores nota Dez! Será uma alegria estarmos juntos nesse espaço maravilhoso, onde poderei compartilhar receitas, dicas e algumas experiências bem interessantes com vocês.
Sempre motivo meus alunos a terem coragem de experimentar o novo, sem o receio de errar. Errar é ótimo! Só erra quem tenta. Se pudermos cometer um erro diferente a cada dia ao invés de repetirmos os mesmos erros, teríamos um resultado muito interessante em nossas conquistas. Por isso abro essa coluna com uma receita que irá testar a sua coragem: O Beef Wellington.
O Beef Wellington é uma receita tipicamente inglesa. Embora seja bem elaborado não é difícil de executar. Basta concentração, materiais corretos e um guia. Eu te convido a me acompanhar nessa receita. Com certeza seus convidados sentir-se-ão felizardos por degustá-la e você terá um orgulho danado si por ter executado essa iguaria da cozinha inglesa.
Detalhe: as fotos foram tiradas numa ocasião onde preparei dois Wellingtons. Nossas quantidades e orientações aqui são apenas para um.
Uma dica importante: Qualquer proteína, seja ela carne vermelha, branca ou frutos do mar, precisa ser selada. Evite espetar garfos ou furar a carne. Deixe-a selar na frigideira quente por todos os lados, para que seu interior permaneça suculento e com todas as propriedades nutrientes e saborosas que contém. Segue, também, uma dica de vinho para harmonizar com o prato ao final da receita. Vamos lá? Colocando por partes a receita:
PURÊ DE COGUMELOS
250g cogumelos Paris frescos
2 colheres de sopa de cebola picada
1 copo de água
1 colher de sopa de alho picado
100ml creme de leite fresco (pode ser o convencional)
sal
pimenta-do-reino moída na hora
azeite
Corte os cogumelos em pedaços. Coloque a água e os cogumelos picados no liquidificador e bata até formar um creme. Se precisar, acrescente mais água. Em uma panela, coloque um fio de azeite e refogue a cebola e o alho. Misture o purê de cogumelos, tampe a panela e mexa de vez em quando. Deixe reduzir em fogo baixo até que fique bem seco. Junte o creme de leite, aqueça até ferver, desligue o fogo e tempere com sal e pimenta. Deixe descansar na geladeira até ficar firme.
FILÉ MIGNON
600g de filé mignon limpo e cortado em formato cilíndrico
sal
pimenta-do-reino moída na hora
azeite
Tempere o filé dos dois lados com sal e pimenta a gosto. Coloque azeite em uma panela bem quente e doure o filé dos dois lados, evitando espetá-lo com um garfo ou faca. Depois de pronto, enrole o filé em um pano e seque bem. Pegue o filé ainda enrolado no pano e deixe descansar na geladeira por uns 15 minutos.
MONTAGEM
14 fatias finas de presunto de Parma
400g massa folhada caseira ou congelada (encontrada nos melhores supermercados)
4 gemas
Cubra o presunto com o purê de cogumelos, espalhando bem.
Coloque o filé sobre o purê e, com a ajuda da folha de papel filme, enrole o filé, apertando bem o papel filme nas pontas. Guarde na geladeira por aproximadamente 30 minutos.
Espalhe farinha de trigo sobre uma superfície lisa e, com a ajuda de um rolo, abra a massa folhada. Pincele a massa com gema de ovo. retire o filé da geladeira, desenrole o papel filme e coloque o filé sobre a massa folhada.
Enrole o filé com a massa folhada, fechando as laterais. Se quiser, decore com retângulos de massa por cima. Isso facilita o corte das fatias quando ficar pronto. Leve à geladeira por mais 30 minutos. Retire o bife da geladeira, pincele a parte de cima com gema de ovo.
Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por aproximadamente 40 minutos. Fogo médio para fornos sem termostato ou regulador de temperatura.
Em uma superfície lisa, abra uma folha de papel filme. Disponha as fatias de presunto lado a lado sobre a folha de papel filme, sem deixar espaço entre elas.
MOLHO
1 cebola roxa picada
3 dentes de alho picados
pimenta branca em grãos
tomilho
louro
alecrim
½ xícara de chá de vinagre balsâmico
1 xícara de chá de vinho do porto tinto
1 xícara de chá de vinho tinto syrah
250g manteiga gelada
sal
Na mesma panela em que foi feito o filé, coloque um fio de azeite e refogue a cebola e o alho. Misture alecrim, tomilho e louro a gosto. Amasse a pimenta com uma faca e junte ao refogado. Junte o vinagre balsâmico, o vinho do porto e deixe reduzir até quase secar. Acrescente o vinho tinto e deixe reduzir até ¾ do total. Bata o molho no liquidificador com a manteiga e tempere com sal.
FINALIZAÇÃO
Reaqueça o molho. Retire o Bife Wellington do forno, corte em fatias e disponha em pratos. Jogue o molho por cima. Se quiser, decore com ervas frescas e sirva com batatas gratinadas.
SUGESTÃO DE VINHO
Cuvée Alexandre Cabernet Sauvignon 2007
Uva: Cabernet Sauvignon
Safra: 2007
Produtor: Casa Lapostolle
País: Chile
Boa sorte e até nosso próximo encontro!
O professor Luciano Muradas faz casamentos, eventos, jantares, almoços, dá aulas, cursos e tira dúvidas dos leitores do Jornal DezColado. Seguem os contatos: (73) 8815-9471 (tim) (73) 7811-9984 (nextel); Id: 11*56243 muradas@gmail.com; facebook.com/muradasgastronomia
Nenhum comentário:
Postar um comentário