terça-feira, 31 de julho de 2012

Em Ilhéus, Caetano Veloso é uma das atrações do Festival “Amar Amado”

Quatro grandes shows musicais estarão agitando a programação do Festival “Amar Amado”, ponto alto das comemorações alusivas ao centenário de nascimento do escritor Jorge Amado, que acontecerá no período de 4 a 12 de agosto. Além da presença de grandes nomes da MPB, o festival também será marcado por palestras, filmes, cursos, saraus, peças teatrais e ciclos literários. Segundo a Fundação Cultural (Fundaci), os eventos serão gratuitos e acontecerão em diversos pontos, como o Quarteirão Jorge Amado, o centro de convenções Luís Eduardo Magalhães, os prédios históricos e as ruas e avenidas da cidade.
De acordo com a programação divulgada, neste sábado (4), a partir das 22 horas, no palco principal instalado na praça Dom Eduardo (praça da Catedral), o público regional terá a oportunidade de conferir toda a versatilidade do cantor e compositor Moraes Moreira. No mesmo local e horário, também estarão se apresentando a cantora Margareth Menezes (dia 9) e a família Caymmi (dia 11). No dia 10 de agosto, quando Jorge Amado estaria completando 100 anos, as homenagens ao escritor contarão com um grande show de Caetano Veloso.
O Festival “Amar Amado” será aberto às 16 horas deste sábado (4) com dois eventos: um sarau na praça Pedro Matos (Praça do Teatro) e uma visitação à Exposição “Orixás”, de Osmundinho Teixeira, na Casa de Cultura. Meia hora depois, na galeria do Teatro Municipal, o público terá a oportunidade de conferir a abertura da exposição “Amadas Paisagens – Um encontro entre artistas” e o painel fotográfico “O Amado e Eu”. Na sequência, por volta das 17 horas, o auditório da Fundação Cultural estará abrigando um Workshop de Arranjos para Orquestra com o maestro Ubiratan Marques. Seguindo, às 19 horas, no Teatro Municipal, acontecerá a abertura oficial do evento com o pronunciamento de autoridades e uma homenagem à família Amado e à ministra da Cultura, Ana de Hollanda. Ainda no TMI, às 19h30min, “Leitura Amadiana com Jorge Amado Neto” e, às 20 horas, a apresentação da Orquestra Afro Sinfônica. Concluindo a programação do dia 4, no palco principal da praça da Catedral (Praça D. Eduardo), mais dois eventos: apresentação cultural com artistas da terra, às 21 horas, e show com o cantor e compositor Moraes Moreira, a partir das 22 horas.
Biografia - Jorge Amado nasceu em 10 de agosto de 1912, na fazenda Auricídia, distrito de Ferradas, município de Itabuna, Sul da Bahia. Filho do cacauicultor João Amado de Faria e de d. Eulália Leal Amado, Jorge passou a infância em Ilhéus. Já em Salvador, fez os estudos secundários no Colégio Antônio Vieira e no Ginásio Ipiranga. Neste período, começou a trabalhar em jornais e a participar da vida literária local, sendo um dos fundadores da Academia dos Rebeldes.
Publicou seu primeiro romance, O País do Carnaval, em 1931. Casou-se em 1933, com Matilde Garcia Rosa, com quem teve uma filha, Lila. Neste mesmo ano, publicou seu segundo romance, Cacau. Formou-se pela Faculdade Nacional de Direito, no Rio de Janeiro, em 1935. Militante comunista, Jorge foi obrigado a exilar-se na Argentina e no Uruguai entre 1941 e 1942, período em que fez longa viagem pela América Latina. Ao voltar, em 1944, separou-se de Matilde Rosa.
Em 1945, foi eleito membro da Assembléia Nacional Constituinte, pelo Partido Comunista Brasileiro (PCB), tendo sido o deputado federal mais votado do Estado de São Paulo. Jorge Amado foi o autor da lei (que continua em vigor até hoje) que assegura o direito à liberdade de culto religioso. Nesse mesmo ano, casou-se com Zélia Gattai. Em 1947, ano do nascimento de João Jorge, seu primeiro filho com Zélia, o PCB foi declarado ilegal e seus membros perseguidos e presos. Jorge teve que se exilar com a família na França, onde ficou até 1950. Em 1949, morreu no Rio de Janeiro sua filha Lila. Entre 1950 e 1952, viveu em Praga, onde nasceu sua filha Paloma. Retornando ao Brasil em 1955, o escritor se afastou da militância política, embora tenha continuado nos quadros do Partido Comunista.
Imortal – Após o afastamento da militância política, Jorge Amado passou a dedicar-se integralmente à literatura. Em 6 de abril de 1961, foi convidado para a cadeira de número 23, da Academia Brasileira de Letras, que tem por patrono José de Alencar e, por primeiro ocupante, Machado de Assis. A obra literária de Jorge conheceu inúmeras adaptações para o cinema, teatro e televisão, além de ter sido tema de escolas de samba em várias partes do Brasil. Seus livros foram traduzidos em 49 idiomas, existindo também exemplares em braile e em formato de áudio-livro. O romancista morreu em Salvador, no dia 6 de agosto de 2001. Seu corpo foi cremado e suas cinzas enterradas no jardim de sua residência, na Rua Alagoinhas, no bairro do Rio Vermelho, no dia em que completaria 89 anos.
Ascom

domingo, 29 de julho de 2012

Presente de aniversário para os leitores Dez!

Culinária
Com o professor Luciano Muradas
Olá leitores nota Dez! Será uma alegria estarmos juntos nesse espaço maravilhoso, onde poderei compartilhar receitas, dicas e algumas experiências bem interessantes com vocês.
Sempre motivo meus alunos a terem coragem de experimentar o novo, sem o receio de errar. Errar é ótimo! Só erra quem tenta. Se pudermos cometer um erro diferente a cada dia ao invés de repetirmos os mesmos erros, teríamos um resultado muito interessante em nossas conquistas. Por isso abro essa coluna com uma receita que irá testar a sua coragem: O Beef Wellington.
O Beef Wellington é uma receita tipicamente inglesa. Embora seja bem elaborado não é difícil de executar. Basta concentração, materiais corretos e um guia. Eu te convido a me acompanhar nessa receita. Com certeza seus convidados sentir-se-ão felizardos por degustá-la e você terá um orgulho danado si por ter executado essa iguaria da cozinha inglesa.
Detalhe: as fotos foram tiradas numa ocasião onde preparei dois Wellingtons. Nossas quantidades e orientações aqui são apenas para um.
Uma dica importante: Qualquer proteína, seja ela carne vermelha, branca ou frutos do mar, precisa ser selada. Evite espetar garfos ou furar a carne. Deixe-a selar na frigideira quente por todos os lados, para que seu interior permaneça suculento e com todas as propriedades nutrientes e saborosas que contém. Segue, também, uma dica de vinho para harmonizar com o prato ao final da receita. Vamos lá?Colocando por partes a receita:

PURÊ DE COGUMELOS

250g cogumelos Paris frescos
2 colheres de sopa de cebola picada
1 copo de água
1 colher de sopa de alho picado
100ml creme de leite fresco (pode ser o convencional)
sal
pimenta-do-reino moída na hora
azeite

Corte os cogumelos em pedaços. Coloque a água e os cogumelos picados no liquidificador e bata até formar um creme. Se precisar, acrescente mais água. Em uma panela, coloque um fio de azeite e refogue a cebola e o alho. Misture o purê de cogumelos, tampe a panela e mexa de vez em quando. Deixe reduzir em fogo baixo até que fique bem seco. Junte o creme de leite, aqueça até ferver, desligue o fogo e tempere com sal e pimenta. Deixe descansar na geladeira até ficar firme.

FILÉ MIGNON

600g de filé mignon limpo e cortado em formato cilíndrico
sal
pimenta-do-reino moída na hora
azeite

Tempere o filé dos dois lados com sal e pimenta a gosto. Coloque azeite em uma panela bem quente e doure o filé dos dois lados, evitando espetá-lo com um garfo ou faca. Depois de pronto, enrole o filé em um pano e seque bem. Pegue o filé ainda enrolado no pano e deixe descansar na geladeira por uns 15 minutos.

MONTAGEM
14 fatias finas de presunto de Parma
400g massa folhada caseira ou congelada (encontrada nos melhores supermercados)
4 gemas


 Cubra o presunto com o purê de cogumelos, espalhando bem.



Coloque o filé sobre o purê e, com a ajuda da folha de papel filme, enrole o filé, apertando bem o papel filme nas pontas. Guarde na geladeira por aproximadamente 30 minutos.





Espalhe farinha de trigo sobre uma superfície lisa e, com a ajuda de um rolo, abra a massa folhada. Pincele a massa com gema de ovo.  retire o filé da geladeira, desenrole o papel filme e coloque o filé sobre a massa folhada.
  


Enrole o filé com a massa folhada, fechando as laterais. Se quiser, decore com retângulos de massa por cima. Isso facilita o corte das fatias quando ficar pronto. Leve à geladeira por mais 30 minutos. Retire o bife da geladeira, pincele a parte de cima com gema de ovo.





Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por aproximadamente 40 minutos. Fogo médio para fornos sem termostato ou regulador de temperatura.



Em uma superfície lisa, abra uma folha de papel filme. Disponha as fatias de presunto lado a lado sobre a folha de papel filme, sem deixar espaço entre elas.




MOLHO
1 cebola roxa picada
3 dentes de alho picados
pimenta branca em grãos
tomilho
louro
alecrim
½ xícara de chá de vinagre balsâmico
1 xícara de chá de vinho do porto tinto
1 xícara de chá de vinho tinto syrah
250g manteiga gelada
sal

Na mesma panela em que foi feito o filé, coloque um fio de azeite e refogue a cebola e o alho. Misture alecrim, tomilho e louro a gosto. Amasse a pimenta com uma faca e junte ao refogado. Junte o vinagre balsâmico, o vinho do porto e deixe reduzir até quase secar. Acrescente o vinho tinto e deixe reduzir até ¾ do total. Bata o molho no liquidificador com a manteiga e tempere com sal.

FINALIZAÇÃO

Reaqueça o molho. Retire o Bife Wellington do forno, corte em fatias e disponha em pratos. Jogue o molho por cima. Se quiser, decore com ervas frescas e sirva com batatas gratinadas.

SUGESTÃO DE VINHO

Cuvée Alexandre Cabernet Sauvignon 2007
Uva: Cabernet Sauvignon
Safra: 2007
Produtor: Casa Lapostolle
País: Chile

Boa sorte e até nosso próximo encontro!

O professor Luciano Muradas faz casamentos, eventos, jantares, almoços, dá aulas, cursos e tira dúvidas dos leitores do Jornal DezColado. Seguem os contatos: (73) 8815-9471 (tim) (73) 7811-9984 (nextel); Id: 11*56243 muradas@gmail.com; facebook.com/muradasgastronomia

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Creddinh completa 07 anos de prestação de serviço a comunidade

A CredDinh iniciou suas atividades, no dia 31 maio de 2005, oferecendo aos seus clientes empréstimo consignado com taxas diferenciadas. Além disso, a empresa já se apresentava como uma das melhores opções no serviço de empréstimo existentes no mercado e posteriormente financiamento habitacional.
O empréstimo consignado é considerado um dos mais vantajosos, por proporcionar crédito com rapidez e segurança. Sua aprovação é imediata, mediante a solicitação e sem necessidade de avalista e consulta aos órgãos de proteção ao crédito, como o SPC e Serasa.
Desde sua criação, a CredDinh não parou de crescer, se desenvolver, de diversificar e ampliar suas áreas de atuação. Em parceria com a Caixa Econômica Federal, a empresa tornou-se correspondente bancária Caixa Aqui e vem estabelecendo estreitas relações com a população regional ao atender às suas necessidades imediatas como financiamento habitacional, abertura de conta corrente (Física e Jurídica), cartão de crédito, consórcio (moto, auto e imobiliário) entre outros.
Observando um cenário promissor, no ano de 2009 a CredDinh  deu inicio a construção de imóveis, utilizando o financiamento imobiliário, a fim de realizar o maior sonho do trabalhador: a casa própria. A empresa vem ganhando destaque a cada dia, sendo a solução mais viável encontrada pela maioria das famílias, principalmente de baixa renda, na concretização deste e de muitos outros sonhos.
Com o incentivo do governo federal através do programa “Minha Casa, Minha Vida”, a CredDinh oferece uma linha de crédito para todas as faixas de renda. Especialmente, para famílias com renda inferior a três salários mínimos que ainda podem aproveitar os benefícios especiais para a compra de imóveis novos, com subsídio de até R$ 17 mil e juros reduzidos.
Residencial Villa Santos
Este mês a CredDinh está lançando seu 12º empreendimento: o Residencial Villa Santos. São 16 casas individuais compostas por 01 suíte; 01 dormitório; sala de estar/jantar; cozinha; banheiro social e área de serviço. Tudo isso por apenas R$ 100.00,00. Mais um produto com a qualidade da CredDinh Empreendimentos!
A Creddinh está localizada na Avenida 22 de abril, 400 - Lj 08 – Centro (em frente ao SAC de Porto Seguro). Telefones             (73) 3288-0542       /                (73) 3268-5193/            (73) 8151-4458       / Plantão:             (73) 8168-1696.  Filial na Avenida Getulio Vargas, 33 (em frente a Caixa) -  (73) 3012-3509.















terça-feira, 24 de julho de 2012

Orquestra Afro Sinfônica se apresentará na abertura do Centenário de Jorge Amado

No próximo dia 4 de agosto, a partir das 20 horas, a Orquestra Afro Sinfônica participará, no Teatro Municipal de Ilhéus (TMI), da abertura das comemorações alusivas ao centenário de nascimento de Jorge Amado. Com concertos gratuitos, a nova temporada da Orquestra é resultado de projeto aprovado pela Funceb, através do edital de Demanda Espontânea de 2011. Promovida pela Fundação Cultural de Ilhéus, em parceria com a empresa Maná Produções, a programação em homenagem ao        escritor baiano se estenderá até o dia 12 de agosto e incluirá diversos outros eventos.
Após apresentar-se durante todo o segundo semestre de 2011 no Espaço Cultural da Barroquinha, em Salvador, e de participar da gravação da trilha sonora do filme “Água de Meninos”, de Fabíola Aquino, a Orquestra Afro Sinfônica dá início a uma nova temporada de circulação. Sob a regência do maestro Ubiratan Marques, a orquestra fará oito concertos na capital e no interior do Estado, entre os meses de agosto e janeiro.
Nesta temporada, os concertos da Orquestra Afro Sinfônica apresentarão um caráter bastante didático. O objetivo é oferecer ao público, sempre através de uma linguagem atraente e acessível, a oportunidade de interagir com a execução de músicas sinfônico-populares. De acordo com os coordenadores, o concerto didático tem duração de meia hora, enquanto que o concerto do repertório, de cerca de uma hora e vinte minutos.
Workshop - Como parte da atual temporada, a Orquestra Afro Sinfônica também estará promovendo workshops em diferentes áreas da música. Em Ilhéus, o maestro Ubiratan Marques ministrará um ‘Workshop de Arranjo’ no dia 4 de agosto, das 17 às 18 horas, no auditório da Fundação Cultural de Ilhéus. Com 20 vagas disponíveis, além de 16 anos, os alunos devem ter conhecimentos de partitura básica. Produzida pela empresa Salamandra, a temporada tem financiamento da Secretaria de Cultura, através da Demanda Espontânea do Fundo de Cultura da Bahia de 2011. Além de Salvador e Ilhéus, a Orquestra passará por Cachoeira, Jequié, Vitória da Conquista e Santo Amaro.
A Orquestra Afro Sinfônica nasceu da ideia coletiva de unir as heranças culturais e musicais estabelecidas entre orquestras, filarmônicas e música popular. Com formação inédita em todo o Brasil, a orquestra leva em sua concepção a universalidade da música erudita e, também, o alcance da música popular. Sob a regência do maestro Ubiratan Marques, professor-fundador do Núcleo Moderno de Música, a Orquestra Afro Sinfônica possui vocação didática, o que contribui para uma maior aproximação entre o público e os fundamentos musicais de uma orquestra, como as composições e os instrumentos.
Ao romper com o formato europeu de orquestras, a ‘Afro Sinfônica’ tornou-se, desde sua fundação em 2008, uma orquestra genuinamente brasileira, buscando sempre uma fusão entre as culturas africanas existentes na Bahia e na própria África, sem jamais esquecer a personalidade regional, cristalizada em novas tendências e novos repertórios.
Palcos - Desde sua formação, a Orquestra Afro Sinfônica tem no currículo bem sucedidas apresentações no Teatro Sesc Pelourinho e no Teatro Castro Alves. Nesses anos de estrada, a orquestra também se apresentou no Solar Boa Vista, no Centro Cultural Plataforma e no Espaço Cultural Barroquinha. Durante essas apresentações, dividiu o palco com ilustres convidados do cenário local, nacional e internacional, como Lazzo, Gerônimo, Sapiranga, Orquestra de Jazz da Juilliard School (NY), Peu Meurray,     Juliana Ribeiro, Manuca Almeida, Xangai e Jurandir Santana, entre diversos outros.

Ascom

Ilhéus homenageia Jorge com o Festival Amar Amado

Durante uma semana Ilhéus vai homenagear o escritor Jorge Amado, promovendo o Festival Amar Amado. O evento, planejado pelo município – em parceria com a Maná Produções – para o mês de agosto, consta de mostra de cinema, feiras de gastronomia e de arte, exposições, apresentações teatrais, musicais, de dança e fotográfica. Os locais escolhidos são o Teatro Municipal, o Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães e a praça Dom Eduardo.
Ao mostrar detalhes do evento a representantes dos comandos do 5º Grupamento de Bombeiros, 68ª e 70ª Companhias Independentes da PM, Salva-Vidas e a secretários e assessores municipais, o presidente da Fundação Cultural de Ilhéus, Maurício Corso, garantiu que a abertura marcada para o dia 4, a partir das 19 horas, no Teatro Municipal, com a apresentação da Orquestra Afro Sinfônica da Bahia. Já os shows musicais serão apresentados em um palco que será montado ao lado da catedral de São Sebastião.
Grade de showsMaurício Corso informou, ainda, que todas as noites serão apresentados shows musicais com diversos artistas, a exemplo de Itassucy, Herval Lemos, Bebeto, dentre outros, vão se apresentar de 5 a 8 de agosto. Há, ainda, a possibilidade da apresentação de outros músicos. Ele lembrou que se vivo estivesse, Jorge Amado completaria 100 anos de vida no dia 10. A apresentação dos trabalhos foi na tarde desta segunda-feira (23), no auditório Fernando Leite Mendes, da Fundação Cultural.
Ainda de acordo com o presidente da Fundação Cultural, na avenida Soares Lopes serão montadas 24 barracas que funcionarão como praça de alimentação (também shows musicais com artistas locais), enquanto que para o festival gastronômico somente oito restaurantes serão instalados. Já na área externa do Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães irá abrigar a feira literária. Ficou decidido que o encerramento será sempre à meia-noite. 

Ascom

Show Baile Casa da União acontece dia 03 de agosto na Barraca Beat Beach


No próximo dia 03 de agosto acontece mais um evento realizado pela Casa do Empresário de Porto Seguro  que tem como objetivo angariar fundos para dar continuidade a obra de revitalização dos boxes da Rua da Vala, que foram disponibilizados pela Prefeitura de Porto Seguro às instituições sócio-econômicas: ABIH (Associação Brasileira de Industrias e Hotéis), CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), ACPS (Associação Comercial de Porto Seguro) que formam a Casa do Empresário, além da Secretaria de Turismo e Secretaria de Cultura, através de decreto assinado no dia 25 de junho de 2012.
Este evento será realizado na Barraca Beat Beach e promete ser uma noite inesquecível ao som da Banda Mister VIBE e também do DJ Zenon Torres que animarão os presentes com músicas diversificadas passando por todos os gêneros musicais e culminando com deliciosas marchinhas de carnaval.
O valor por pessoa é de apenas R$ 20,00 e de cada mesa (com quatro lugares) 120,00 sendo que as despesas correm por conta de cada um.
São patrocinadores deste evento:  Gráfica Collor, Reylux, Badika, Barraca do Gaúcho, Nova Skin, Supermercados Vipão, Fiaço, Frigeri, Portovel , Supermercados Cambui, Felipe Elias, 88 FM, Rádio Cidade e Rádio Brilho do Sol.
Novos patrocinadores para o evento poderão ainda ser incluídos e a divulgação dos mesmos será feita num Painel de Led durante o show.
Para Cecília Shizue Nakamura, presidente da CDL de Porto Seguro este é mais um momento importante para a concretização desta obra que demonstra a força da união. “Juntos somos fortes e podemos mais. Sejamos todos protagonistas dessa revitalização, onde desafiados superamos e realizamos em nome do bem comum” afirmou. “Agradeço a participação de todos os envolvidos, especialmente a imprensa que tem nos ajudado a divulgar essas ações. Finalizou Cecília.


Serviço:
Data: 03/08/2012
Local: Barraca Beat Beach
Horário: 22:00 hs
Preço por pessoa: R$ 20,00
Preço por mesa: R$ 120,00
Reservas: CDL Porto Seguro – 3268 2760
ASCOM CDL PORTO SEGURO

domingo, 22 de julho de 2012

William Cabral em: Cuidados com cabelos quimicamente tratados


Químicas como o alisamento, exigem cuidados especiais entre uma sessão e outra.
É difícil encontrar alguém que nunca tenha se rendido à tentação de entrar em um salão e mudar os cabelos com um processo químico. Pode ser uma tintura diferente da cor natural, uma escova progressiva, algumas luzes ou até mesmo um alisamento definitivo.
O fato é que aqueles fios nunca mais serão os mesmos depois de uma química. O problema é que, muitas vezes, entre uma sessão e outra o cabelo pode tornar-se difícil de lidar. Raiz crescida, cor desbotada, ressecamento e pontas duplas são alguns dos problemas que costumam afligir as mulheres que optaram por uma transformação deste tipo.
No entanto, nunca deixe de pedir ao seu cabeleireiro uma orientação após realizar qualquer processo químico.


Intervalo entre químicas:

É preciso ter paciência para respeitar o intervalo entre um processo químico e outro. O tempo vai variar conforme o tipo de cabelo. Em mudanças de cor, é preciso levar em consideração a quantidade de fios brancos, o crescimento individual do cabelo. Normalmente, o retoque ideal é feito entre 30 a 40 dias.

Cuidados em casa:

Pode parecer detalhe, mas utilizar os produtos indicados para o tipo de tratamento feito no salão ajuda a fazer a diferença no modo como o seu cabelo vai se manter no dia-a-dia.

Erros comuns:
- Fazer químicas em excesso acreditando que uma hidratação pode salvar tudo. Dependendo do caso, a hidratação terá um efeito provisório, pois no fundo os fios já estão podres e a única saída é um corte;
- Usar xampus anti-resíduos. Esse tipo de lavagem é indicado antes de uma hidratação ou de outros tratamentos profundos, pois abre as escamas dos fios, deixando-os mais porosos.
- Acreditar que uma química que caiu bem na sua amiga também serve para você. Cada cabelo possui uma estrutura diferente. Nem sempre seus fios poderão encarar o mesmo processo de maneira saudável. Fazer uma escova ajuda a dar brilho e manter os fios mais disciplinados, especialmente se acompanhada de produtos como leave-in. Aliás, bons finalizadores atuam como uma manutenção do tratamento, pois trazem em sua fórmula nutrientes, vitaminas e filtro solar que só vão contribuir positivamente para o aspecto geral do cabelo.

William Cabral é especialista em cabelos e trabalha na área há dez anos. Há seis veio para Porto Seguro atendendo no Salão de Beleza Mary Blush. O Salão de Beleza Mary Blush fica na Rua das Jandaias, número 40, Loja 1 – Centro – Porto Seguro. Telefone (73) 3288-2842.

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Fundo de Cultura vai apoiar apresentações de artistas durante o Centenário de Jorge Amado

Por meio da Fundação Cultural de Ilhéus, o Fundo Municipal de Cultura abriu edital de seleção de propostas com o objetivo de apoiar apresentações artísticas e culturais durante as comemorações alusivas ao centenário de nascimento do escritor Jorge Amado. De acordo com o referido edital, o apoio financeiro será viabilizado com recursos oriundos da Maná Produções e Eventos, em conjunto com empresas particulares, via Fundo de Cultura de Ilhéus (FCI), no valor de até R$ 18.000,00 (dezoito mil reais). Segundo as regras estabelecidas pelo certame público, as propostas poderão ser inseridas nas seguintes linhas de apoio cultural e artístico: apresentação musical, apresentação de dança e apresentação teatral.

Os projetos devem ser encaminhados à Comissão de Seleção “Centenário Jorge Amado”, edital 001, rua Jorge Amado, 21, Centro, CEP 45.653-200, Ilhéus/Bahia, no horário das 14 às 18 horas, obedecendo o seguinte prazo: recebimento de proposta, até 28 de julho; divulgação do resultado, até 1º de agosto; assinatura de contratos, até 2 de agosto de 2012; e período de apresentações, de 6 a 12 de agosto de 2012. Só poderão encaminhar propostas pessoas físicas, maiores de 18 anos, ou pessoas jurídicas de direito privado que tenham por objeto o      exercício de atividades desenvolvidas na área cultural em que desejam concorrer.

O edital ressalta que o apoio não poderá ser concedido ao proponente que esteja inadimplente com a Fazenda Pública Estadual, com o Fundo de Cultura de Ilhéus ou com prestação de contas de projeto cultural realizado anteriormente. O apoio também não será concedido ao proponente que seja membro do próprio FCI, do Conselho Municipal de Cultura, da Fundação Cultural de Ilhéus, ou servidor público vinculado a qualquer destes órgãos, entre diversas outras restrições.
Informa ainda o Edital 001/2012 que a seleção de propostas tem os seguintes objetivos: contribuir para o cumprimento da política cultural do município, impulsionar o desenvolvimento das artes e da cultura e auxiliar a inserção qualificada do setor cultural da cidade no cenário regional e estadual. E mais: estimular a regionalização dos bens e serviços culturais, criando oportunidades para exportação de obras e conteúdos, promover o diálogo intercultural, investir na formação profissional dos agentes culturais ilheenses e auxiliar o aprofundamento da produção artística municipal e estadual, entre vários outros. 
Ascom

Informativo AIB

Carissimi amici italiani di Porto Seguro da ormai piu di 3 anni abbiamo una associazione che ha realizzato molte cose buone,sia per noi italiani,che per i brasiliani.
Per diversi motivi questa associazione,che non e' un club,ne un circolo ristretto,non riesce ad essere un reale punto di riferimento per la comunita' italiana.
Tutti gli sforzi volti a integrare gli italiani con i brasiliani hanno rispondenza maggiore presso i brasiliani che con i nostri connazionali.
Ne sono testimonianza la partecipazione alle iniziative che l'AIB intrapende allo scopo di unire le comunita'.
E sempre largamente maggioritaria la partecipazione brasiliana.  Questa scarsa sensibilita' associativa si riscontra anche nel numero degli iscritti,nonostante l'offerta di servizi (legali,fiscali) convenzioni,biblioteca,eventi vari l'elenco degli associati non raggiunge le 100 unita' creando non poche difficolta',sia sotto il profilo della rappresentativita'.
Pensiamo che l'assemblea del 25/08/2012 sia l'ultima chiamata ad un maggior inpegno italiano,sino ad oggi e' mancato.
L'attuale situazione non e' procastinabile oltre la fine dell'anno.
Abbiamo molti progetti in gestazione:
- Riformulare lo statuto e renderlo idoneo per ottenere l'iscrizione nella lista delle entita’ beneficienti comunali e per poter cosi' riceveretere donazioni dall'estero.
- Unire le forze per ottenere di nuovo i voli diretti con l'italia.
- Aumentare le convenzioni e i contatti con i professionisti che ci aiutino economicamente a risolvere il problemadella manutenzione della sede ed aumentare i margini di beneficienza.


Tutto questo sara' possibile se il nostro appello ad una maggiore partecipazione non cadra' nel vuoto e se il numero degli associati avra' un incremento significativo
LA DIREZIONE


ASSEMBLEA GENERALE IL 25/08/2012 PRESSO IL CENTRO CULTURALE ALLE ORE 18,00 INTERVENITE NUMEROSI
                                                 O.d.g.
                                       -Revisione statuto 
                                      - Rinnovo cariche associative
                                       -Situazione finanziaria  
                                       - varie ed eventuali    




segunda-feira, 16 de julho de 2012

Jantar beneficente às obras da Rua da Vala foi um sucesso

Cecília Shizue Nakamura (presidente da CDL), Siegfried Michel (presidente da ABIH de Porto Seguro), Geovson Magno (presidente da Associação Comercial de Porto Seguro) e Wilson Spagnol (Secretário de Turismo de Porto Seguro)

Aconteceu na última sexta-feira, 13 o jantar beneficente realizado  pela Casa do Empresário de Porto Seguro. Cerca de 200 participantes puderam confraternizar e participar de uma festa que transcorreu em clima de alegria e desprendimento na Barraca do Gaúcho.
O jantar teve como objetivo angariar fundos para dar continuidade a obra de revitalização dos boxes da Rua da Vala, que foram disponibilizados pelo prefeito de Porto Seguro Gilberto Abade às instituições sócio-econômicas: ABIH (Associação Brasileira de Industrias e Hotéis), CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), ACPS (Associação Comercial de Porto Seguro) que formam a Casa do Empresário, além da Secretaria de Turismo e Secretaria de Cultura, através de decreto assinado no dia 25 de junho de 2012.
Logistas, hoteleiros, a classe política e a sociedade de Porto Seguro dividiram o espaço em total harmonia ao som do Dj Kuko e Dj Ricardo degustando um cardápio delicioso elaborado pelo Chef Luciano Muradas.
O Cardápio


Na entrada uma cesta de pães com sardela e fondue de queijo com maminha de alcatra. Entre as guarnições uma deliciosa chips de batata doce, onion rines (cebola empanada), chucrute Crispy ao molho tártaro acompanhados de arroz branco ou do indescritível arroz ao coco queimado. Pratos principais foram Carbonade Flamande e Cassoulet finalizando com sobremesas como mousse de maracujá, torta de uva, limão, crocante e Pavè de chocolate fechando com chave de ouro!
Para Cecília Shizue Nakamura, presidente da CDL, este foi o primeiro passo para a realização desta obra de revitalização. "Agradeço a todos que compareceram e a todos os patrocinadores e voluntários que participaram, pois sem eles tudo isso não seria possível, porém precisamos cada vez mais empenho se quisermos conquistar nossos objetivos. A determinação e a união de todos é que traz o sucesso". Agradeço especialmente a toda a equipe, Barraca do Gaúcho, ao Chef Luciano Muradas, aos Djs Kuko e Ricardo, Supermercados Cambui, Supermercados Porto Sol, Porto Import, Vinde Vinhos, Expresso Carnes, Ricardo Som Flor de Liz Noivas e Eventos e  Gráfica Collor.
A Casa do Empresário, especialmente Cecília Shizue Nakamura fazem um especial agradecimento a amiga Iza (Izabete Santos)  que disponibilizou tempo e extrema boa vontade na elaboração do evento como um todo!  
Próximo Evento
Incansáveis, essa turma já está se mobilizando para o próximo evento que acontecerá na Barraca Beat Beach, no dia 3 de agosto onde haverá um "Bailão" diversificado com músicas de todos os gêneros terminando com marchinhas de carnaval num evento que promete muita diversão!

Mais informações na CDL de Porto Seguro, telefone  (73) 3288 2760
Serviço:
Data: 03/08/2012
Horário: 22 horas
Local: Barraca Beat Beach (Avenida Beira Mar, 5030)
Valor por pessoa: R$ 20,00
Informações:  73-3268 2760

Fonte: Isabella (Bebel) Magalhães
Assessoria de comunicação CDL de Porto Seguro