quarta-feira, 19 de junho de 2013

Paella Valenciana com Luciano Muradas


Olá leitores! Nesta edição faremos a famosa Paella. Receita espanhola da região de Valência, este prato nasceu dos ingredientes que os espanhóis tinham em suas dispensas. Por isso a receita varia de acordo com cada família e há inúmeros diferenciais neste mesmo prato. O toque especial deste prato fica por sua conta, deixe sua criatividade iluminar o caminho da base de paella que passo a seguir, bom proveccho!

Ingredientes     

Arroz  Parboilizado      500 g
Tomates frescos(sem casca e semente)     300 g
Peito de Frango    500 g
Lingüiça   Defumada  de  Porco      300 g
Camarões médios (Rosa)    1 kg
Mexilhões  500 g
Mariscos     1 Kg
Vongôles    500 g
Lagostins   300 g
Polvo (1 inteiro)  1,0 a 1,2 kg
Lulas  1 kg
Pimentões Vermelhos  3 unidades
Pimentões Amarelos    3 unidades
Açafrão  30 g
Pimenton espanhol ou Paprika Doce     30 g

Bouquet Garni (amarrado em gaze ou barbante culinário) - Tomilho, alecrim, salvia, estragão e cerefólio (de 4 a 6 hastes de cada)

Alho  3 cabeças grosseiramente picadas
Cebola  1 inteira grd
Ervilhas Frescas   200g
Alho poró e salsão   1 haste de cada completa
Cenoura  2  médias
Salsa e cebolinha picadas  200 g
Azeite extra virgem   50 ml
Sal e Pimenta    Quanto bastar

Modo  de  Preparo

1.  Caldo – Coloque pra ferver 2 litros de água, nesta água junte a cebola inteira 3 dentes de alho inteiros, o bouquet  garni as folhas do alho poró e as hastes de salsão, Tempere com sal, pimenta do reino inteira, pimenton e açafrão (1 colher rasa de chá de cada) e uma regada de azeite
2. Limpe todos os cetáceos e frango, Raspe as cascas dos Mariscos e mexilhões, pique o frango em cubos, lingüiça em rodelas, e os tentáculos do polvo e passe levemente por esse caldo até avermelhá-los e reserve (não esqueça que os mexilhões e mariscos que não abrirem, na fervura, serão descartados e os vongôles devem ficar em água gelada por 24 horas e os que subirem devem ser descartados). Separe os maiores camarões (inteiros), lagostins(inteiros) e cabeça do polvo e alguns mariscos e mexilhões com casca pra decoração.
3. Corte os Pimentões em rodelas finas e passe por esse caldo por 3 min. Reserve
4. Aqueça a Panela da Paella, em fogo brando, coloque azeite em abundância e doure o alho e o alho poró restante levemente e salteie o frango e a lingüiça e  todos os camarões, lulas, tentáculos do polvo, lagostins, mexilhões, mariscos levemente nesse azeite temperado com sal e pimenta e o resto do pimenton e do açafrão e os tomates.
5.  Acrescente o Arroz (sem Lavá-lo!!!) a esse refogado, misture bem lentamente e deixe refogar lentamente até que impregne os aromas e a cor característica. Com uma concha vá acrescentado o caldo (peneirado) lentamente, passo a passo , conforme necessite dele. Nesse passo acrescente as ervilhas. 
Não se esqueça que o segredo deste prato é o fogo lento, mexer lentamente e não deixá-lo secar por completo, quando o arroz estiver ao ponto de Al’Dente pra cozido, está pronto!

 Montagem do Prato

 Salteie os Camarões e Lagostins e o pimentões separados pra decoração em  azeite bem rápido só pra pegar brilho e coloque-os perpendicularmente a panela de paella, coloque a cabeça de polvo bem ao meio e os vongoles, mariscos e mexilhões em volta e decore com a salsa e cebolinha em abundância.




Nenhum comentário:

Postar um comentário