sábado, 27 de outubro de 2012

Dez coisas que você não sabia sobre sushi...


1.     Por volta do século XIV, os japoneses, grandes apreciadores de arroz, passam a consumir não só o peixe como também o arroz, antes que este fermentasse. Surge assim o namanarizushi, que originou os tipos de sushi conhecidos na atualidade.
2.     O sushi foi criado quase que acidentalmente. No início era apenas uma forma de conservar o peixe, que era prensado com sal e fermentava por alguns dias antes de ser consumido. Somente nos últimos 100 anos o sushi deixou de ser um método de preservação do peixe e se transformou no prato que conquistou o Japão e o mundo.
3.     Os restaurantes japoneses surgiram no século 18. A cidade com mais restaurantes no mundo era Edo, atual Tokyo, com nada menos que 6.665 estabelecimentos em 1804. Para cada 170 habitantes havia um restaurante na cidade.
4.     O sushi é um prato tão querido no Japão que tem até data para ser reverenciado. Dia 1º de novembro é comemorado o Dia do Sushi, que faz parte do calendário gastronômico japonês.
5.     O sushi é o bolinho de arroz coberto por uma fatia de peixe crú. Existem vários tipos de sushi ou variações, entre eles: niguiri-zushi, maki-zushi, uramaki, hosso-maki, futomaki e assim por diante.
6.     Niguiri-zushi: é o comumente chamado de sushi. O bolinho de arroz é feito pelo apeto de uma das mãos (a direita) coberto por uma fatia de peixe crú. Já o Maki-zushi é o sushi é enrolado em uma folha de algas com uma esteira de bambus. O recheio é variado. No uramaki, a alga em vez de ficar por fora, é enrolada por dentro. O hosso-maki: Hossoi quer dizer fino. O sushi é enrolado com meia folha de alga. Já o futomaki Possui um recheio generoso. Se torna impossível de comer em uma só vez.
7.     Durante o consumo do sushi, os recipientes para shoyu, wasabi e outros temperos são individuais, portanto não devem ser compartilhados com outras pessoas. Também não coloque shoyu a ponto de transbordar nem deixe grãos de arroz no recipiente, afinal é apenas o peixe que deve ser molhado.
8.     No Japão, nos kaitenszuhis - sushis servidos em balcão giratório - os clientes pedem diretamente ao sushiman o sushi que desejam. Ao preparar o bolinho de arroz, o sushiman olha para a boca do cliente e faz o sushi na medida para ser comido de uma vez só.
9.     Quer mostrar elegância e educação japonesas à mesa? Antes das refeições pronuncie “itadakimassu”, que significa “muito obrigado, vou me servir”. A expressão indica que você agradece pela oportunidade de saborear a refeição a todos que de certa forma a propiciaram: o pescador que pegou o peixe, o sushiman que o preparou e o garçom que está lhe servindo. Ao terminar, diga “gochisousama”, que é um elogio ao prato.
10.                       Foram os samurais que estabeleceram a ética de conduta à mesa na cozinha japonesa por volta do século XVI. Com o passar do tempo estas regras se popularizaram. Um dos exemplos clássicos está na maneira de servir as pessoas: a mão direita significa que se trata de um aliado, e a esquerda um inimigo.



Quer saber mais?

Deu vontade? O “Eidi Sushi” fica no Beco da Passarela do Descobrimento. (73) 8816-4480 e 3268-2495 – Delivery.





Nenhum comentário:

Postar um comentário