sexta-feira, 12 de junho de 2015

Coluna: Mais um setor que cresce em Porto Seguro


Já notaram como o setor gastronômico tem crescido em Porto Seguro? Devagar, vem surgindo locais de pequeno e grande porte, chefiados por cozinheiros graduados, que prezam pela qualidade nos pratos. E não estamos falando de locais feitos para turistas, não. Quem frequenta estes estabelecimentos, são os moradores da cidade com suas famílias, amigos, e até sozinhos. Gente que estava carente de serviços como o que estes locais vêm prestando.
Os mesmos também levam estes chefes e cozinheiros para casa em eventos particulares. E, por incrível que pareça, os preços são muito menores do que você imagina. É possível fazer um aniversário, almoço em família ou qualquer outro tipo de comemoração, contando com um serviço personalizado de grandes profissionais.
Vale ressaltar que estes estabelecimentos têm prezado, também, pelo conjunto da obra: ambiente, atendimento e bom preço. Mas estas equipes estão desfalcadas. Falta mão de obra qualificada para acompanhar o ritmo destes profissionais: auxiliares de cozinha, garçons... Só quem tem comércio entende o quanto é difícil formar uma equipe aqui em Porto Seguro. É por isso que algumas empresas, quando conseguem formar uma boa equipe, pagam o que for para manter os bons profissionais. Pensem nisso!
Falta, também, matéria prima. Alguns produtos estão muito caros, o que dificulta para que o serviço desses profissionais seja barateado ainda mais. Tudo termina respingando no cliente na hora da conta e ninguém quer isso.
Mas, agora falando como cliente, falta também humildade de muitos desses profissionais e, por isso, os “novatos na cidade” estão crescendo. Se você trata um cliente que encomenda um almoço mais “simples” de forma diferente daquele que vai fazer um casamento, por exemplo, você vai fazer um casamento que, teoricamente é o único na vida daquela pessoa, e nunca mais vai fazer um almoço (que pode ser feito com ou sem ocasião especial) para esta pessoa que foi destratada. Já aconteceu comigo. A representante de uma empresa aqui da cidade me disse que não tinha tempo de cuidar de um aniversário pra mim porque era pequeno. Menos um cliente para eles e mais um para novas empresas que estão chegando.
Mas, por sorte, existem profissionais como Luciano Muradas, Roberto Mancini, Michele Morselli e tantos outros, que tratam seus clientes de forma igual e, por isso, tem conseguido tanto êxito em seus trabalhos. Cliente é cliente!
E tem mais empresa nova chegando... Porto Seguro merece!


Kássia Luana é Empresária, Assessora de imprensa do Grupo Axé Moi e proprietária do Jornal DezColado

Nenhum comentário:

Postar um comentário