1. A palavra vinho deriva do grego antigo οἶνος, transl. oínos, através do latim vīnum, que tanto podem significar "vinho" como "videira".
2. Em média uma garrafa de vinho contém 600 uvas. O produto é, genericamente, uma bebida alcoólica produzida por fermentação do sumo de uva.
3. É recomendado que o vinho seja armazenado na horizontal já que o contato com a rolha (feita de cortiça vegetal) potencializa o processo de vedação, impedindo assim a entrada de ar na garrafa e, por conseqüência, sua acidificação ou “avinagramento”.
4. Em 1532 foram trazidas para o Brasil as primeiras videiras, com a expedição colonizadora de Martim Afonso de Souza. O fundador da cidade de Santos, em São Paulo, Brás Cubas, foi o primeiro a cultivar a vinha em nosso país.
5. A história do vinho começa a mais de cinco mil anos antes de Cristo. As mais antigas evidências sugerindo a produção de vinho na Europa, e entre as mais antigas do mundo, são originárias de sítios arqueológicos na Grécia, datados de 6 500 a.C.
6. O período da Idade Média é marcado pela queda na produção e qualidade dos vinhos. Mas já no final do século XVII, na Idade Moderna, esse contexto é modificado. Atribui-se ao empenho do francês D. Pierre Pérignon, conhecido também como o criador da champanhe, a adoção generalizada do uso de garrafas e rolhas para os vinhos. Seria o momento da retomada da bebida.
7. Existem cinco tipos distintos de vinhos: tintos, brancos, rosés, espumantes, e fortificados. Em Portugal existe um tipo de vinho específico, o verde, que pode ser tinto ou branco, mas devido à sua acentuada acidez pode ser considerado como uma categoria à parte.
8. Uma garrafa de vinho deve ser aberta cinco minutos antes de ser servida a fim de que sejam liberados vapores. Vinhos devem ser oferecidos em cálices especiais. Recomenda-se servir vinho tinto em cálices de cristal transparente, por exemplo.
9. O brinde só se popularizou no século XVI, na Inglaterra. Em inglês, o termo significa "toast" (torrada), que vem do hábito de colocar pão torrado num cálice. Ao beber à saúde de alguém, era preciso beber todo o vinho para então alcançar a torrada embebida.
10. As temperaturas ideais para degustação do vinho são: Vinhos tintos - 17 a 18 °C; Vinho do Porto Vintage - 16 °C; Vinhos tintos novos e os verdes - 12 a 14 °C; Vinhos da Madeira e Porto comuns - 12 °C; Vinhos brancos incluindo da Madeira e Porto - 10 a 11 °C; Vinhos Rosé - 10 °C; Vinhos brancos novos - 8 a 10 °C; Vinhos espumantes - 6 a 8 °C
Há um ditado que diz: “O vinho entra e a verdade sai”. E você, o que pensa sobre isso?
Deguste sempre, mas com moderação!
Quer saber mais? Acesse www.osvinhos.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário