Caros leitores e amantes da cultura,
Não se pode negar que muita coisa aconteceu e vem acontecendo na cultura teatral de nossa cidade. Creio que o mais significante no momento seja o curso de requalificação profissional, o Retrate, que é ministrado por professores de Salvador, especialistas das mais diversas áreas teatrais. Acredita-se que com o curso será data uma dinamizada e principalmente uma qualidade para um crescimento ainda maior da produção teatral local. O fato é: Não existe manutenção ou crescimento de uma cultura sem a presença de público!
Desde que comecei a Campanha Vá ao teatro, houve um crescimento na platéia de Porto Seguro, hoje posso contar com 300 pessoas em cada espetáculo. O grande problema é que cada espetáculo fazemos costumeiramente 2 apresentações, disponibilizando, portando, 614 lugares e os preços das peças tem se mantido popular. O que quero dizer é que, se não houver um comparecimento maior nas apresentações feitas no Centro de Cultura, poderá ocorrer o desinteresse da produção nacional em fazer apresentações em Porto, ou um aumento considerável do valor das entradas.
Dessa forma irá tornar a cultura elitista e inaccessível para a maioria da população. De outra forma, somente produções patrocinadas por editais e ou grandes empresas poderão se apresentar por aqui, já que essa será a única forma de garantir que os grupos não terão nenhum prejuízo. Portanto peço para os 300 de Porto que entrem nessa batalha pela cultura de nossa cidade.
Já conseguimos muito para ‘morrer na praia’, o que parecia impossível foi realizado graças a vocês. Como um exemplo positivo, cito minha participação como ator da Cia Citm (Cia Ilheense de teatro e música) dirigida por Cristina Barreto. Fiz o Gastón da peça “A Bela e a Fera”, e em duas apresentações fomos assistidos por 1.000 pessoas e os ingressos com valores muito maiores do que cobramos aqui. Aprendi que um povo com bons costumes culturais tem prioridades diferentes.
Em minha estada em Ilhéus, pude assistir um grande espetáculo, que foi “Outra Tempestade”, do TCA Núcleo/2011, e tomar conhecimento que todo fim de semana existem grandes apresentações na cidade, sejam elas teatrais, musicais, dança e etc.
Outra novidade positiva será minha parceria com o ator e humorista Marcos Barreto, que faz grande sucesso no youtube com sua personagem ‘Catyene Reurera’. Pretendemos montar uma comédia escrita por ele, fazendo apresentações em Porto
por toda Bahia. Prometo manter todos informados e revelar logo que possível o nome de todo o elenco.
Trazer teatro pra Porto Seguro abalou muito minha economia. Adquiri muitas dívidas em prol de um ideal, sem adquirir nenhum bem material. Mas a semente foi lançada! Cabe agora aos que podem, mas infelizmente não fazem nada, tomarem essa luta pra si e assim como o rei Leônidas, acreditar que 300 pessoas, verdadeiros guerreiros culturais, serão capazes de mudar uma realidade que ate então, parecia ser impossível. Tenho certeza que dias melhores virão.
Adriano Cutrim
Nenhum comentário:
Postar um comentário