A oitava edição dos Jogos Indígenas Pataxó inicia nesta quinta-feira, na arena Boca da Barra, orla norte de Porto Seguro. O objetivo é a integração entre as aldeias, bem como do povo Pataxó com a sociedade local e, principalmente, visa a valorização e a afirmação de sua cultura.
O evento é realizado pela Prefeitura, por meio da Superintendência de Assuntos dos Povos Indígenas, com o apoio das secretarias municipais de Cultura e Turismo, Esporte e Lazer, Educação, Saúde e a de Administração, em parceria com entidades indígenas, lideranças e jovens Pataxó.
Os Jogos Indígenas Pataxó 2014 pretendem envolver mais de 700 jovens, lideranças e anciões indígenas; aproximadamente dois mil alunos das redes pública e privada, além de turistas brasileiros e estrangeiros a fim de integrar e a socializar o pensamento e visão indígena acerca da história brasileira.
A programação conta com vivencias indígenas, no intuito de multiplicar seus saberes e ciências; palestras interativas e as competições esportivas em modalidades criadas pela comunidade. Serão quatro dias de atividades, entre o dia 13 e 16, em que 18 aldeias Pataxó e etnias convidadas como Pataxó hãhãhãe (Bahia) , Kuikuro (Mato Groso do Sul), Kiriri (Bahia) e Tuxá( Bahia), estarão trocando experiências, apresentando sua cultura, interagindo com a comunidade e participando das competições.
As modalidade esportivas são arremesso de takape ; jogo de zarabatana; corrida com tora; luta patxiw miwka’ay; corrida rústica; natação; arco e flecha; cabo de guerra; canoagem; corrida de maraká; futebol amistoso; e o desfile Cultura Viva, Pataxó.
Ascom Secretaria Municipal de Governo
Nenhum comentário:
Postar um comentário